segunda-feira, 23 de maio de 2011

Portugal começa a adotar vacina contra leishmaniose

           A vacina contra leishmaniose canina será lançada nesta terça-feira.
           A primeira vacina preventiva da leishmaniose canina, doença prolongada que pode ser fatal, será lançada amanhã (24) em Lisboa, um acontecimento que a  Ordem dos Veterinários considera muito importante.
            A leishmaniose canina é uma doença frequentemente fatal, cujos sintomas incluem febre, queda do pelo (em especial à volta dos olhos), perda de peso, lesões cutâneas e problemas nas unhas.
            Segundo a advogada da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedro, a comercialização desta vacina é um passo “muito importante” na proteção inclusive da saúde pública, pois pode ser transmitida aos seres humanos.
“Uma vacina contra uma doença tão grave como a leishmaniose canina evita tratamentos dispendiosos, o sofrimento do animal, dos seus tutores e o risco que estes correm de serem infectados”, disse.
            Segundo o laboratório que comercializa a vacina, desenvolvida pela Bio Vet Test (BVT), em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) e as equipes de investigação e desenvolvimento do grupo Virbac.
“Este projeto é baseado numa invenção patenteada da IRD relativa à cultura da leishmânia, tendo o IRD concedido uma licença exclusiva à BVT para o mercado veterinário”, explica a empresa.
            A vacina poderá ser administrada a partir dos seis meses de idade, sendo que o ciclo de vacinação completo consiste em três injeções, com intervalos de três semanas, e proporciona uma defesa interna prolongada contra os sintomas da infecção, segundo informação do laboratório que a comercializa.
            A proteção implica ainda uma dose de reforço anual da vacina para manter a imunidade.
            A Lusa questionou o laboratório Virbac sobre os custos desta vacina, mas este explicou que não pode, por lei, divulgar a informação.
            A comercialização foi possível porque o Comitê para os Medicamentos Veterinários (CVMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) emitiu, em 13 de janeiro deste ano, um parecer positivo para a vacina.
            Em 14 de março, a Comissão Europeia confirmou o parecer ao atribuir ao laboratório Virbac a Autorização de Introdução no Mercado (AIM) europeu para a vacina.
            A vacina será lançada numa primeira fase na Europa do Sul, até ao final do primeiro semestre de 2011, uma implantação que “tem em consideração a prevalência geográfica da doença e o período necessário para a produção em maior escala da vacina”.
            A apresentação do produto em Lisboa será para mais de 700 veterinários.
Com informações de Público

                                                                                                           Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário