sábado, 21 de maio de 2011

Campo de flores no Ártico confunde urso-polar

                    Para fotógrafo, imagens da baía de Hudson, no Canadá, podem indicar efeitos do aquecimento global

Editora Globo
            A expressão boquiaberta do urso-polar na foto acima não é à toa. No local que poderia estar repleto de gelo - como é comum na região -, um campo cheio de flores roxas domina a paisagem do Ártico.
            A foto foi produzida pelo fotógrafo Michael Poliza, que disse que apesar dos ursos serem animais solitários, este que surgiu vagando no meio das flores parecia ter um olhar triste, como se não soubesse para onde a neve tinha ido. As imagens mostram a região da Baía de Hudson, no Canadá.
            Segundo reportagem publicada no jornal Daily Mail, mesmo com a bela paisagem, a ausência de gelo pode indicar efeitos da mudança climática do planeta. Com o gelo derretendo cada vez mais cedo no começo da primavera e se formando tarde no final do outono, os ursos sofrem os impactos das alterações no clima. Eles têm de procurar alimentos no interior das geleiras e enfrentam verões longos sem farta reserva de gordura de foca.
"Esse urso polar ainda teria pela frente três meses sem caçar focas", diz Poliza. Ele explica que os ursos costumam passar a maior parte do verão dormindo. "Por só restarem 25 mil ursos-polares na natureza, o futuro desse animal é incerto", completa o fotógrafo. As populações desses animais que estão mais ao sul da Baía de Hudson são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, diz o fotógrafo.


Fonte: Globo Rural Online

                                                                                                          Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário