terça-feira, 10 de maio de 2011

Matança de gatos em Ribeirão Preto (SP) pode ser maior

            A advogada Walesca Maria, que é “cuidadora” dos gatos do Morrro de São Bento, no Jardim Mosteiro, em Ribeirão Preto (SP), acredita que pelo menos 46 gatos e uma cachorra foram mortos na noite do último domingo (8) e não apenas os 26 gatos encontrados mortos no local e recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na segunda-feira (9).
            A constatação foi feita após Walesca voltar ao local no dia seguinte à mortandade e sentir falta do restante. “Pelo menos dez gatos que ficavam na praça em frente ao Cristo e dez entre o teatro e o portão do bosque não apareceram para comer, como acontece diariamente. Além da ‘Priscila’, uma cachorrinha que se uniu aos felinos depois que o tutor, um mendigo, morreu”, diz.
            De acordo com a chefe do CCZ, Eliana Collucci, serão enviadas equipes ao Morro de São Bento para fazer novas buscas na área e tentar localizar os animais desaparecidos.
            A cuidadora afirma que há 11 anos ela alimenta os gatos no São Bento e nunca viu uma ação como esta. “É a primeira vez que presenciei um envenenamento em massa como esse aqui. Foi uma ação premeditada, tanto que a pessoa que fez isso não deixou nem resquícios”.
            A possibildiade de envenenamento está sendo investigada pela Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto, que aguarda o resultado do exame toxicológico dos gatos e busca por um possível culpado. Esse tipo de ação é crime previsto no artigo 32 da Lei Ambiental, que trata da punição de abusos contra animais domésticos e silvestres.


                                                                                                                         Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário