quarta-feira, 25 de maio de 2011

Saiba quais plantas podem intoxicar seu gato

Alguns vegetais não fazem mal a humanos, mas podem prejudicar os gatos

            Os gatos são animais curiosos por natureza. Quem tem um gato em casa sabe o quanto ele adora bisbilhotar o novo vaso de plantas que seu tutor acaba de comprar.
            Entretanto, é importante saber com qual planta ele está se divertindo ou de qual está se alimentando, pois algumas podem colocar em risco sua saúde.
            Uma das plantas mais tóxicas para o bichano é o lírio; portanto, deixe-o longe desta flor.
            De acordo com Estela Pazos, veterinária pós-graduada em medicina felina, geralmente as plantas que possuem flores são as mais venenosas para os gatos.
“Elas possuem toxinas perigosas para eles e podem causar insuficiência renal, desidratação e intoxicação grave, levando-os até mesmo à morte”.
            Há casos em que o gato não precisa, necessariamente, ingerir a planta para se intoxicar.
            Algumas liberam líquidos ou possuem veneno nas folhas. Ao entrar em contato com o animais, essas substâncias podem contaminá-lo.
“A mais perigosa é o lírio [além de seus derivados]. Mas há outras também bastante venenosas. Bons exemplos são: antúrio, bico-de-papagaio, azaleia, copo-de-leite, babosa, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, mamona, espirradeira, hortênsia, tulipa, mamona, violeta e dracena. Além de proibida no Brasil, a maconha é nociva aos gatos”.
            Se você possui alguma dessas plantas e um felino em casa, o negócio é seguir a dica de Cecy Passo, consultora especializada em gatos: deixe-as em uma altura em que o gato não consiga pegar.
            Apesar de tantas opções tóxicas, há, também, plantas que fazem bem para os felinos. Segundo Cecy, a hortelã e o catnip são ótimas opções para acalmar o felino. A segunda opção, aliás, tem fama de causar efeito alucinógeno entre os gatos. Mas a especialista desmente.
“Essa planta já chegou a ser associada à maconha, o que eu acho um desrespeito. Elas não têm absolutamente nada a ver uma com a outra, não é alucinógena. Apenas relaxa o felino, deixando-o mais descontraído para brincar”.
            Outras opções benéficas para os felinos são o mato ou capim.
“Gatos fazem a higiene pessoal com a língua, então, ingerem muito pelo. Para eliminar a pelagem ingerida, comem mato ou capim para ajudar na digestão”.
Fonte: R7

                                                                                  Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário