quinta-feira, 5 de maio de 2011

PMA autua traficante com 1005 canários peruanos em MS

           
                  Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) foram acionados, ontem (4) à noite, pela Polícia Civil de Água Clara, devido à detenção realizada pela Polícia Rodoviária Federal-PRF, de um elemento com 1.005 canários peruanos, ontem às 15h. Jonas de Andrade, de 43 anos, residente em Pedra Branca (CE), transportava os animais em um Fiat Palio, placas JGZ 2362, de Brasília. Ele disse aos policiais ambientais que havia pego os animais em Campo Grande, em frente ao camelódramo, e levaria para Brasília. Afirmou ainda que não conhecia a pessoa que os vendeu os animais em Campo Grande e que os contatos comerciais foram feitos por telefone. Com o traficante havia mais 3 pessoas, porém, ele assumiu toda a responsabilidade pelo tráfico, inclusive, afirmou ter pago R$ 10.000,00 pelos animais.
            Os pássaros estão sendo encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que dará o destino adequado. Eles chegam entre 30 e 40 minutos, a partir de agora: 7h50min, no quartel da Polícia Militar Ambiental em Campo Grande, para conferência, antes do encaminhamento ao CRAS.
            Jonas foi autuado administrativamente e multado em R$ 502.500,00. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá, se condenado, pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.
            A PMA tem dados que indicam que estes canários saem do Peru e Bolívia e são levados principalmente para Brasília e a região Nordeste para serem utilizados em rinhas.
            Esta é a terceira grande apreensão de canários nos últimos 8 meses. Em fevereiro também foram apreendidos 1005 e em setembro do ano passado 1236.
            A Polícia Civil de Água Clara cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário