segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cão de 8 meses sobrevive depois de ser jogado de uma altura de mais de 20 metros

            Farrusco, um pequeno cão de oito meses, sobreviveu por milagre à crueldade de quem o atirou para a morte de cima da Ponte D. Luís, entre Santarém e Almeirim, em Portugal.
            Moribundo, desidratado e muito debilitado, o cão foi resgatado pela Associação Scalabitana de Protecção Animal (ASPA) a meio de abril, perto da Tapada, depois de dois dias sofrendo no meio do mato.
          
   
            Mesmo com a alternativa de sacrificar o animal, o veterinário municipal, Francisco Grilo, decidiu tentar salvá-lo. Mandou comprar osferros e todo o material clínico necessário para as cirúrgias, realizadas com sucesso, ajudado por outro veterinário, Dr. Rodrigo, e duas voluntárias da ASPA, Mina e Sílvia.
            A primeira operação ocorreu em 20 de abril, data em que foram operadas as patas dianteiras, que se estavam em pior estado, pois um dos ossos estava exposto depois de ter rasgado a carne.
                                           O Farrusco foi submetido a três cirurgias.
            Depois de uma semana de recuperação, o cachorro foi novamente submetido a uma cirurgia no dia 29 de abril. O osso da pata da frente foi cortado e colocado no lugar, e levou mais ferros em um dos membros traseiros. A pata de trás foi operada no dia 6 de maio.
            Muito meigo, cheio de energia e já acostumado aos mimos, o Farrusco vive agora num parque infantil montado no gabinete de enfermagem do canil da ASPA.
            Tem pela frente um longo período de recuperação, onde aprenderá a andar novamente, mas as expectativas são muito otimistas, segundo os voluntários da associação.
            Parte da recuperação vai ser feita dentro de água, numa piscina oferecida por uma pessoa sensibilizada com a história de sobrevivência do animal.
                         O cachorro é o alvo de todas as atenções dos voluntários da ASPA.

Fonte: Oribatejo


                                                                                                    De: Catherine Pinho

Hoje, o cachorro está fora de perigo. Foi submetido a três cirurgias, nas quatro patas fraturadas por causa da queda de mais de 20 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário