quinta-feira, 5 de maio de 2011

Depoimentos de servidores vão compor investigação sobre eutanásia de pit bull saudável

           
                Três servidores do Centro de Controle de Zoonoses foram intimados pelo Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil para investigar a suposta irregularidade no sacrifício de um pit bull.
            Na próxima semana, a delegada Rosana Mortari deve ouvir os servidores que vão compor o inquérito policial do assassinato do cão na CCZ, que vai verificar as causas que impossibilitaram a doação para outros tutores e se a ação repetiu com outros animais.
            Segundo a delegada, o pit bull foi levado para o Centro após o tutor ser mordido e acionado o Corpo de Bombeiros. O animal teria ficado agressivo com o som dos fogos de artifícios no início do ano. Depois o tutor não resgatou dentro do prazo de observação (10 dias) para verificar reações como a manifestação de doenças como a raiva, mas conseguiu uma pessoa para ficar com o cão, que e foi até ao órgão público.
            De acordo a Vigilância, a recomendação para essa possível adoção foi que o animal apresentava risco. “A senhora obteve a resposta de que até o próprio tutor preferiu não ficar com o cão e pelas condições de agressividade que o cachorro apresentava e que não poderia transferir a responsabilidade para outra pessoa”, afirma o coordenador da CCZ, Douglas Presotto.
            De acordo com a Vigilância, o cão foi classificado como irascível, quando fica restrito para doação de adestradores, que sabem lidar com esse tipo de animal, nessa situação o Centro reúne 30 cães. Após dar entrada na Zoonoses, o cão teria parado de comer, de tomar água e também não deixava o cuidador entrar no canil para fazer a limpeza do local.
            No relatório apresentado na polícia aponta que a eutanásia foi feita antes do prazo de 90 dias após o recolhimento. Sobre a legislação estadual que prevê que mesmo com registro histórico de mordedura injustificada e comprovada por laudo médico o animal saudável poderá ser sacrificado após o período determinado, o coordenador do órgão disse que “o animal estava doente, que o procedimento foi feito de acordo com a responsabilidade e avaliação da saúde comprometida do pit bull”. Para a delegada, “o órgão municipal é obrigado a entregar o animal para as pessoas interessadas para a adoção”, afirma.
            Segundo Presotto, ainda nenhum comunicado oficial de convocação dos servidores chegou ao órgão. Mas um relatório já foi entregue para a Polícia. De acordo com a delegada, a investigação deve terminar em 30 dias, sendo que o prazo pode ser estendido.

Doação
            O CCZ possui um site, (ccz.campinas.sp.gov.br) com 27 fotos de cães e gatos que estão no local após ser recolhidos das ruas por abandono e outras situações. Todos animais estão à espera de um novo tutor. Os animais são saudáveis e foram vacinados, castrados e vermifugados.

                                                                                                Por: Catherine

Nenhum comentário:

Postar um comentário