sexta-feira, 20 de maio de 2011

Baleias cachalotes fazem “sotaques” diferentes para se comunicar

            
             Não são só os humanos que gostam de exclusividade; segundo uma nova pesquisa, os cachalotes (uma espécie de baleia) gostam de ser individuais, e se comunicam com sotaques diferentes para se identificarem uns aos outros em seu grupo.
Os sotaques são específicos para uma “chamada”, usada por baleias em todo o mundo, que permite que elas reconheçam estranhos de qualquer região.
             As cachalotes vivem em grupos familiares, com várias gerações de fêmeas convivendo com seus filhos. Eles se comunicam usando essas chamadas, combinações específicas de sons de “cliques”. As chamadas viajam por cerca de um quilômetro no mar, e são usadas principalmente dentro de um grupo para se comunicar durante mergulhos e situações sociais.
           Não é que os cachalotes fazem chamadas diferentes; os animais só pronunciam a mesma chamada de maneiras diferentes. Os pesquisadores acreditam que eles identificam quem está “falando” através do sotaque.
          Os pesquisadores acompanharam um grupo de cachalotes, apelidado “grupo dos sete”, composto de quatro irmãs, uma tia e dois machos jovens por mais de 40 dias, na costa de Dominica, uma ilha do Caribe.
            Eles descobriram que uma dessas chamadas, a “cinco regular” (por causa de seus cinco cliques consecutivos), era pronunciada por cada baleia de diversas maneiras, e podia ser usada para identificar os indivíduos, pela forma como os cliques eram acentuados, ou pelo intervalo entre os cliques consecutivos.
            Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os cachalotes são capazes de identificar e, preferencialmente, passar tempo com certos membros do grupo. Infelizmente, a visão no oceano profundo, escuro, não é algo em que as baleias podem confiar; sendo assim, elas têm que encontrar outras maneiras de se identificarem.
            Segundo os pesquisadores, a chamada “cinco regular” é uma das poucas que todos os grupos de cachalote, não importa onde vivam (no Caribe, no Pacífico ou no Mar Mediterrâneo) utilizam em seus dialetos regionais.
            Os cientistas consideram o fato de que essa seja a chamada que parece trazer um sinal de identidade muito interessante; as baleias se aproveitam da chamada que todo mundo usa para se identificar.
            Os pesquisadores alertam que o aumento do ruído do oceano, que vem a partir de operações de perfuração submarina e tráfego marítimo, pode interferir com essas chamadas sociais das baleias. Essas ligações são importantes, provavelmente, para manter os grupos juntos e também para saber onde e quando outro grupo está chegando.
            Toda a vida das baleias é baseada no som; se os seres humanos aumentarem o ruído de fundo, começarão a perturbar suas vidas.
            O próximo passo da pesquisa é continuar observando os animais ao longo dos anos e em diferentes situações sociais, para que os pesquisadores reúnam mais pistas de como eles usam essas chamadas.

                                                                                                  Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário