quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fósseis de jacaré que viveu há 8 milhões de anos são achados no Acre


Animal foi descoberto há 12 anos, mas estava guardado em laboratório.
Fragmentos de mandíbulas estão sendo estudados por especialistas.


            Fragmentos da mandíbulas de jacarés de médio porte que teriam vivido há 8 milhões de anos na Amazônia foram identificados por pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os fósseis haviam sido descobertos em 1999 no município de Senador Guiomard, às margens do Rio Acre, mas até então estavam guardados no Laboratório de Paleontologia da universidade.


Fóssil de jacaré (Foto: Reprodução/TV Acre)

            Segundo o doutor em paleontologia e especialista em jacarés fósseis Jonas Pereira de Souza Filho, que também é professor associado da UFAC, é comum os laboratórios deterem material de campo que não é aberto nem estudado de imediato. Uma análise mais detalhada desse animal, que tinha cerca de 2,5 metros, está sendo feita. O réptil assemelha-se ao atual jacaretinga (Caiman crocodilus), que habita a região, mas a diferença é que aquele tinha um focinho mais alongado.

            O nome oficial da nova espécie ainda está em discussão, mas deve homenagear a Amazônia. Os pesquisadores preparam agora um artigo científico sobre a descoberta, que deve ser apresentado em setembro durante um encontro na Argentina sobre paleontologia de vertebrados. O passo seguinte será publicar o achado em uma revista científica.



Fóssil de jacaré 2 (Foto: Reprodução/TV Acre)
 
Fonte: G1

                                                                                                              Por: Norton Pejara

Nenhum comentário:

Postar um comentário