quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saiba como diminuir o estresse do seu gato durante o banho


            Com exceção de gatos com pelos longos, geralmente não há necessidade de dar banho nos felinos, já que eles costumam fazer a própria higiene enquanto se lambem, pois a língua áspera atua como uma escova na limpeza dos pelos. Porém, o banho pode ser menos estressante ao seu gato desde que ele seja acostumado a isso desde filhote.
            O banho pode ser feito em local especializado, como Pets Shops ou em casa. A escolha de um local limpo e seguro é sempre primordial.
           
 A seguir, alguns critérios que facilitarão o procedimento do banho, podendo tornar este momento confortável para seu gatinho:
-Faça escovação antes de molhá-lo, assim você retira os pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem;
-Encha uma bacia ou a pia com água morna antes para não assustá-lo com o barulho;
-Fique atento para não deixar cair água nos ouvidos, evitando o aparecimento de otites;
-Para facilitar, coloque um pedaço de algodão em cada ouvido, retirando-os após o banho;
-Molhe-o por completo com calma para não estressá-lo, utilize produtos veterinários de boa qualidade (Shampoo Plants), tome cuidado para que não caia espumas nos olhos;
-Se seu gato possui pêlo médio ou longo não esfregue o xampu de maneira desordenada, faça movimentos no sentido do pelo para evitar formação de nós;
-Ao usar um condicionador passe no sentido dos pelos, deixe agir e retire após alguns minutos;
-Retire o excesso de água com as mãos e seque-o bem com uma toalha. A umidade causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas dermatológicos. O secador pode assustar o gato, portanto, desde filhote ele tem que ser adaptado ao equipamento.
            Caso você não tenha estrutura física ou destreza para dar um bom banho no seu gatinho, recorra a um profissional especialista encontrado em muitos Pets Shops, pois, este momento tem que se tornar bastante confortável ao seu animal.

Por: Cat Pinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário