terça-feira, 24 de maio de 2011

Especialista aponta vantagens da castração de cães e gatos

            A castração continua sendo motivo de polêmica entre os tutores de cães e gatos.  Embora muitos conheçam os benefícios da cirurgia, outros ainda acreditam que seja um ato de mutilação.
            Método definitivo de esterilização, a cirurgia consiste na remoção do útero e ovários, na fêmea, e dos testículos, nos machos.  A castração pode ser realizada a partir do 40º dia do nascimento.
“A retirada precoce do útero e dos ovários antes do primeiro cio (até 8 meses de idade), diminui para 0% a incidência de câncer de mama e da piometra (infecção do útero), que são as duas maiores causas de mortes nas cadelas. Na gata, o cio, a falsa gestação, a lactação e as múltiplas gestações desaparecem. No macho, a castração precoce inibe o interesse sexual”, explica o Dr. José Roberto July, médico veterinário da Julyvet Clínica Veterinária.
            Após a castração, as fêmeas deixam de ter cio e os machos deixam de marcar território com a urina. De acordo com o Dr. July ocorrem ainda mudanças comportamentais sexuais: as fêmeas não atraem mais os machos e não copulam; os machos, mesmo estéreis, podem copular, mas a disputa pela fêmea vai ser muito menor devido a diminuição da testosterona. Os cavalos também são castrados para diminuir a energia sexual, que pode transformá-lo em um animal agitado e nervoso, sendo difícil controla-lo em locais próximo a outros cavalos e éguas no cio.
“Todo procedimento cirúrgico e anestésico é considerado como um risco ao animal. Este risco pode ser minimizado pelo uso de anestesia inalatória, com monitorizarão cardiorrespiratória. Antes da cirurgia, solicitamos um hemograma para os animais jovens, exames da função renal e função hepática para os animais acima de 5 anos. Além disso, exames de check up como Raio-X e ultrasom podem ser necessários para descartarmos algum outro problema interno”, esclarece Dr. July.
            Após a realização destes exames o animal está pronto para a cirurgia, que deve ser realizada com o paciente em jejum total de oito horas (alimentos sólidos e principalmente líquidos). “Receitamos analgésicos por apenas três dias. Os pontos são retirados após 10 dias, quando já está totalmente cicatrizado, período em que são liberados para retornar as suas atividades normais”, conta.
            Para o Dr. July muitos tutores ainda resistem ao procedimento, pois acreditam em mitos como achar que o animal castrado vai engordar muito ou mesmo sofrer durante o pós-operatório. “A castração não deixa o animal mais gordo. Na verdade ele apenas precisa de menos alimento e de mais exercícios. As fêmeas não precisam ter uma ninhada antes de serem castradas e é importante ressaltar que a cirurgia é indolor, feita sob anestesia geral”, ressalta.
Vantagens da castração:
·     Reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente;
·     Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;
·     Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus, na qual o tratamento é a castração – ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);
·     Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território; evita que fiquem fora de casa por dias sem se alimentar para acasalar;
·     Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;
·     Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas
Desvantagens da castração:
·     Em um percentual muito baixo pode ocasionar incontinência urinária noturna.

                                                                                                         Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário