sexta-feira, 15 de julho de 2011

Problemas urológicos do seu pet

            Hoje vamos falar sobre problemas urológicos em cães e gatos que, da mesma forma que os homens, podem ser acometidos por estes aborrecimentos em algum momento da vida.
            Primeiro é bom lembramos que o termo urológico refere-se às questões que envolvem o sistema urinário dos machos e fêmeas, e genital dos machos.
            É bom conhecer o percurso que a urina faz em nosso corpo e no deles: o sangue passa nos dois rins, que separam o que o organismo não precisa mais, as impurezas, e produzem a urina. A urina percorre os ureteres, que são os caminhos para se chegar à bexiga.
            A vesícula acumula a urina, e ela flui pela uretra, que é o caminho final, através do pênis ou da entrada da vagina. Quando esse sistema falha no organismo de cães e gatos surgem os problemas urológicos.


             É possível constatar que infecções são ocorrências comuns e ocorrem em ambos os sexos. Cálculos e obstruções são mais frequentes nos machos, pois é no pênis que a uretra fica mais estreita.
            Em caso de queda de resistência, as bactérias se aproveitam e colonizam uma parte deste caminho. Quando isso acontece e o problema para por aí, até que não é tão complicado, pois tratamentos com os antibióticos corretos resolvem.
            O problema fica mais complicado mesmo quando se formam cálculos urinários, ou seja, as famosas pedras. Os animais obstruídos normalmente precisam ser sedados e sondados. Muitas vezes é preciso cirurgia para remoção dos cálculos.

               Os cálculos podem obstruir o caminho da urina e impedir a micção. Se não tem como eliminar a urina, como é que o rim vai conseguir fazer seu trabalho de limpeza do sangue? Não consegue. Por isso estamos com uma emergência veterinária.

Fonte: UOL + aqui

Por: Catherine Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário