quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como alimentar corretamente cães e gatos

            É obrigatório dar ração para os cães e os gatos? Não, o que é obrigatório é dar uma alimentação saudável e balanceada. E isso é mais facilmente alcançado com uma ração dqualidade do que com sobras de comida.
            O que é um alimento balanceado? É um alimento no qual estão presentes os principais nutrientes, combinados entre si e que proporcionam uma melhor absorção e nutrição. Os principais nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Uma comida caseira pode ser gostosa para seu bicho, mas carente de alguns destes itens.
            Exemplo: fubá com carne moída. Tem carboidratos e proteínas, e alguns cães adoram. Mas e o resto dos nutrientes? Não tem! É uma alimentação carente de vitaminas e minerais, e isso vai se refletir em um animal não muito saudável nem muito bonito.
            Qualquer ração serve? Não. Existem muitas rações nas quais os ingredientes não têm muita qualidade e, sendo assim, a alimentação também fica carente. Então a regra é a seguinte: tem de ser uma ração boa ou uma comida muito bem balanceada.
            Apenas repetir as refeições da família para o bicho não é legal. Como é difícil para quem não é nutricionista fazer um planejamento alimentar, fica bem mais fácil apostar na ração de qualidade.
Alimentação inadequada pode causar doença

            Vejo muitos casos de intoxicações alimentares em cães provocadas por salsichas, linguiças, carnes cruas ou gordurosas, comidas muito temperadas, etc. Por falar em linguiça, outro dia atendi um labrador, de um casal amigo, passando muito mal após comer linguiça.
            Tem também a questão dos dentes: a comida caseira obriga escovações mais frequentes, para evitar a formação de tártaro nos dentes. Com o uso de rações, o problema do tártaro é bem menor.
            Posso dar então um pouco de ração e um pouco de comida? Aí tem outro problema. O cachorro tende a rejeitar a ração quando tem a opção da comida. Diferente dos gatos, que adoram ração, e a preferem, os cães vão ficar olhando para você, como que perguntando: cadê a comida?
            Por falar em gatos, a qualidade da ração também é muito importante. Hoje em dia, se tornou comum um problema chamado síndrome urológica felina. É um misto de inflamação, infecção e formação de cálculos (areia ou pedras) na vesícula urinária do gato macho, que podem acabar obstruindo sua uretra. O animal não consegue urinar, e se não for prontamente socorrido, morre. É muito mais comum acontecer com gatos que comem rações sem qualidade do que com os que comem boas rações.
            No tocante à quantidade, isso pode variar conforme a fase da vida, a atividade, a personalidade do animal e a qualidade da ração. Teoricamente, uma ração mais forte deveria satisfazer com menor quantidade. Com certeza ela nutre com menos quantidade, mas cuidado com as indicações que vêm na embalagem, pois podem estar subestimando o apetite do seu cão. Na dúvida, dê sempre um pouco mais do que está indicado no saco.

Fonte: Uol.com

Por: Catherine Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário