sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tutor que punia cachorros com choques será julgado por maus-tratos



Para manter o ‘bom comportamento’ dos cachorros, descargas elétricas. A técnica funciona da seguinte maneira: por meio de um colar elétrico, dois pontos metálicos ficavam presos no pescoço do cachorro e emitiam uma descarga a cada latido que o animal dava. Era essa a situação de quatro cachorros encontrados em uma casa localizada em Voltri, Gênova, na Itália.

“Tivemos que intervir porque os vizinhos ouviam os ganidos e os lamentos dos cachorros”, contou ao jornal la Repubblica Genova Gian Lorenzo Termanini, chefe da Guarda Ambiental e do núcleo de rádio móvel da polícia de Arenzano, que fica na mesma região.

“O que vi era pavoroso e executei o sequestro penal porque colares elétricos são proibidos por lei. Se trata, portanto, de maus-tratos de animais, sancionado pelo artigo 544 do Código Penal, que garante a prisão ou ainda uma multa de 3 a 15 mil euros.”

Agora os quatro cachorros (dois estavam com o colar elétrico ativado) estão em um canil de Sestri Ponente, à espera da decisão da Justiça.

Mas se o colar é proibido, como o tutor dos cães conseguiu comprar?

“Infelizmente, pela internet existem vários sites que vendem”, explica o policial. Estão disponíveis dois tipos: um com um dispositivo acústico que aplica a descarga no momento que o cão late, e outro que pode ser ativado por radio comando, à distância.

O problema é cultural: muitas pessoas pensam que o latido do cachorro criará problemas com a vizinhança. Assim, para que isso não ocorra, os tutores recorrem a este sistema. Outros os prendem na adega ou colocam focinheiras muito estreitas e presas com velcro.

“Em Gênova ainda existe pouca cultura em relação aos cachorros, infelizmente”, conclui Termanini.

Fonte: ANDA
Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário