quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tigre macho adota filhotes órfãos na Índia


            Numa Reserva Natural para tigres no Norte da Índia, um macho adulto revela um comportamento raro, ao não atacar nem competir por alimento com duas crias que ficaram órfãs há 3 meses e que o parecem acompanhar.
Entre os tigres, são as mães quem se ocupa das crias durante o seu período de desenvolvimento, amamentando-as numa fase inicial.
            Por outro lado, são também as progenitoras quem as protege enquanto estão a crescer, com os machos adultos da mesma espécie a constituírem frequentemente uma ameaça, já que as fêmeas com crias não se mostram receptivas ao acasalamento.
            Por estes motivos o comportamento de um macho de tigre observado no Norte da Índia, que parece ter “adotado” duas crias de 8 meses está surpreendendo os guardas de uma reserva.
            Os dois jovens tigres fazem parte da população de 40 animais da Reserva de Tigres de Ranthambore e foram avistados pela primeira vez com a mãe no fim de janeiro. No entanto, a progenitora faleceu no início de fevereiro deixando órfãs as duas crias, que eram ainda demasiado novas para conseguirem se alimentar por si só.
            Por esta razão, os guardas do parque começaram a alimentá-las fornecendo-lhes alimento. Num dos episódios de alimentação dos jovens tigres um guarda detectou a presença de um macho adulto nas imediações que parecia “permitir às crias que se alimentassem da presa sem tentar obtê-la para si próprio”.
            Noutra ocasião, uma máquina de armadilhagem fotográfica captou uma imagem do macho a caminhar poucos passos atrás de uma das crias. Na reserva já havia registos de machos a acompanharem fêmeas com crias mas nunca se tinha avistado crias na companhia de machos sem a presença das progenitoras.
            Estes comportamentos sugerem que o macho tomou as crias, que podem ser suas, “a seu cargo”, dando a conhecer um instinto paternalista do tigre, até agora desconhecido.
Com informações da Naturlink

                                                                     Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário