segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Traficantes de carne de cachorro são condenados, nas Filipinas


            Quatro homens foram condenados em Baguio City, nas Filipinas. Demetrio Palawi, Rogelio Miana, Jun Jun Bugayong and Marlon Barte vão passar um ano atrás das grades além de receber uma multa de R$11.010. Todos os réus admitiram ser culpados do crime.
            Eles foram presos em novembro do ano passado quando transportavam 30 cães, que já haviam sido assassinados e preparados para serem vendidos para comerciantes locais e restaurantes que oferecem esse tipo de carne.
A Animal Kingdom Foundation (AKF), uma organização não-governamental que trabalha contra a crueldade animal, disse que a condenação foi a primeira relacionada ao comércio ilegal de carne canina.
            Segundo o assessor de educação da ONG, Ivy Joy Buenaobra, trata-se de uma vitória para os defensores do bem estar animal.
“Isso mostra que a lei funciona. A lei não é apenas boa em papel mas também na prática. Isso prova que podemos confiar novamente no nosso sistema legal.”
            AKF é uma afiliada local do International Wildlife Coalition Trust (IWCT), do Reino Unido. Ela ajudou a polícia de Cordillera em sua campanha contra o comércio ilegal de carne canina na cidade e em áreas adjacentes, onde esse tipo de carne é considera uma iguaria.
“Esse caso abre novas fronteiras e estabelece um precedente legal já que é a primeira vez que conseguimos uma sentença de cadeia sob a Lei Anti-Raiva e o Estatuto do Consumidor”, disse o advogado da AKF Heidi Marquez-Caguioa, Sheena Clavel, assistente de projetos educativos da AKF, disse que cães vendidos em Baguio City, Benguet e outras províncias de Cordillera vem do sul de Tagalog. Muitos dos cães morrem sufocados nos veículos, já que seus focinhos são amarrados com fita ou barbante, muitas vezes com latas, durante uma viagem para Baguio que dura 10 horas.
“Muitos residentes em Calabarzon (Cavite, Laguna, Batangas, Rizal and Quezon) não comem carne canina, por isso eles a vendem para esses comerciantes”, disse Clavel. Os cães chegam a custar R$73 cada. “Quando eles são transportados, eles são carregados escondidos em veículos para evitar apreensão”, ela disse.
Por: Catherine Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário