segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Má higienização das orelhas pode causar otites nos animais

Quando mal cuidada, doença pode provocar perda de audição.

            As orelhas dos animais são tão sensíveis quanto as dos humanos e os cuidados durante o processo de higienização é um dos fatores importantes para manter a saúde e bem-estar dos animais, especialmente evitando inflamações. A otite é um problema que tem diversas causas, podendo estar relacionado à limpeza das orelhas dos animais em casa e também em pet shops.
            A médica veterinária Amanda Sonnewend afirma que essa inflamação causa dores nos cães e gatos e, quando não é bem tratada, pode evoluir para a perda da audição dos animais. “Cães com orelhas caídas (pendular) ou com excesso de pelos estão mais propensos a terem a inflamação, o que pode causar muito desconforto”, explica Amanda.
“A higienização é sempre importante, mas deve ser feita da forma correta, sendo que deve-se evitar que o jato de água atinja o canal auditivo. A orelha também precisa ser muito bem seca após o banho. Isto porque a umidade propicia o desenvolvimento da otite e facilita a proliferação de microorganismos, como as bactérias, os fungos e os parasitas”.
            A observação do comportamento dos animais pode ser um pré-diagnóstico. A dica de Amanda é que os tutores reparem os sinais dos seus animais para que os animais recebam os tratamentos adequados o quanto antes. “Quando há um início de otite, cães e gatos chacoalham muito a cabeça ou coçam exageradamente as orelhas. Alguns apresentam secreções, vermelhidão e desenvolvem um odor mais forte do que o normal”, completa. Ela diz que em casos muito graves, o animal pode apresentar desorientação e desequilíbrio, caracterizados por sinais neurológicos.
            Quando a doença se instala, para que o tratamento seja eficiente, é necessário que seja feita a higienização correta com medicamentos que removam as secreções. Após a higienização, a profissional lembra a necessidade de aplicar um medicamento que alivie as dores no local e combata a causa da otite.
“Vale lembrar que o diagnóstico preciso sobre a inflamação deve ser dado apenas por um profissional veterinário”, reitera a profissional. “O importante é estar atento aos sinais dos animais e cuidar dos animais sempre que observar mudança de comportamento. Isso gerará bem-estar, saúde e longevidade ao animal. Apesar de serem mais comuns em cães, pela quantidade de banhos e formatos das orelhas, a otite também atinge os gatos.
Fonte: Itu
Por: Catherine Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário