terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ritual cruel de engorda de porcos poderá ser banido no Taiwan



            A engorda de porcos, prática cruel que já dura décadas e faz parte de uma cerimônia religiosa e tradicional de Taiwan, poderá ser banida, de acordo com grupos de proteção animal do país, conforme informou o jornal Focus Taiwan.
            Segundo a Sociedade de Meio Ambiente e Animais de Taiwan (EAST), o concurso “Deus Porco” – que normalmente acontece durante o festival anual Hakka Yimin – não deverá mesmo ocorrer este ano.
            Ao competidor que traz o maior porco é atribuído um prêmio. Para consegui-lo, esforços são feitos para que os porcos sejam forçados a comer e fiquem com três vezes mais peso que o normal. “Assim como humanos, obesidade causa sofrimento aos porcos e sérios problemas de saúde”, disse Chu Tseng-hung, da EAST.

            Alguns porcos continuam sendo alimentados momentos antes da pesagem. Outra prática cruel é o ritual de matança. A garganta dos porcos é cortada com uma faca como um sacrifico às divindades.
            Chu Tseng-hung pediu às agências governamentais relacionadas ao assunto que tenham participação mais efetiva na proibição do que ele descreveu como um ritual desumano e ilegal. “O Conselho de Agricultura deveria encorajar a lei de proteção animal”, disse.
            Mencionando as investigações feitas pela EAST, Tseng-hung afirmou que o “Deus Porco” não é um ritual religioso indispensável na cultura Hakka. O representante da EAST sugeriu que a população use outros meios para celebrar o “Deus Porco”, como flores e materiais sustentáveis.
Outros grupos, a maioria da herança Hakka, também pediram o fim da tortura animal em atividades religiosas.

Fonte: ANDA
Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário