quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fundação Brigitte Bardot acusa pescadores de usarem cães e gatos como iscas para pescar tubarões

A Fundação Brigitte Bardot causou alvoroço publicando no seu site um comunicado sugerindo que pescadores das ilhas francesas de Réunion continuam a utilizar animais domésticos como isca, afirmou o jornal francês “Zinfos”.

O tubarão cabeça-chata pescado na quinta-feira em Saint-Gilles (ilha próxima de Madagascar) teria comido um cachorro ou um gato. Esta é a informação disponibilizada no site da fundação Brigitte Bardot.

Como animais domésticos poderiam ter sido encontrados no estômago de um predador marinho? Os defensores dos animais não acreditam que foi ao acaso, mas que esta é a prova de que animais domésticos são utilizados como iscas para a pesca de tubarões, na ilha.

A ilha de Réunion foi mais uma vez descrita pela fundação como fora do comum.

Anzóis como armadilhas

A crítica é rebatida por pescadores que alegam que as fotografias de cachorros com ganchos inseridos em suas bocas ou pescoço, ligados a fios de nylon enroscados em suas patas, se deve a armadilhas feitas por alguns fazendeiros para evitar que cães abandonados comessem suas galinhas.

Em 2005, as associações de proteção animal se revoltaram contra o fato de uma reportagem sobre a ilha de Réunion ter mostrado uma série de animais-isca e um homem suspeito de atos de crueldade contra animais. Ele teria colocado um anzol no animal e pretendia aprisioná-lo, pois ele atazanava suas galinhas. Um mandato governamental proibiu na época o aprisionamento de qualquer animal carnívoro doméstico, vivo ou morto dentro de uma embarcação.

Práticas que enfraquecem?

As práticas de pesca com a ajuda de um animal doméstico ainda existem na ilha? A fundação acredita que sim. A AREPA, associação da ilha de Réunion de proteção aos animais, ainda acredita que esta prática se dê na ilha. Na medida em que tubarões não se alimentam de cadáveres, a associação supõe que os restos de gatos ou cachorros encontrados no estômago do tubarão pescado na semana passada provenham de um animal vivo utilizado para a pesca e não de animais mortos jogados no oceano pelas chuvas.

Todavia, mesmo estando convencida de que esta tradição sombria ainda persiste, a AREPA acredita que a regulamentação realizada contra este tipo de ato diminuiu a sua incidência, ato este que a associação acredita ser realizado por pescadores amadores.

Nota da Redação ANDA: A pesca já é por si só uma prática sádica e cruel, que só causa sofrimento e dor aos animais,  tirando a vida de seres inocentes para novamente servir à ganância humana. Além dessa barbárie que é pescar ou caçar animais, utilizar outros seres vivos como isca é realmente um alarme preocupante, um retrato do grau de insanidade a que os seres humanos chegaram. Seria preciso um espelho gigante para que os humanos vissem suas atrocidades em câmera lenta, num grande painel, ou nem assim se dariam conta de que não é direito da humanidade violentar o direito à vida de outros seres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário