terça-feira, 1 de março de 2011

Fisioterapia Animal


A Fisioterapia animal é a mais jovem e próspera especialidade na área  da veterinária, pode ser definida como o tratamento de pacientes incapacitados por doenças ou traumatismos, através de técnicas fisioterápicas.
Em animais é usada há algum tempo, principalmente no treinamento de cavalos de desporto.

Nos cães, o seu uso tem sido intensificado nos últimos anos, inclusive com maiores fundamentos, baseando-se nos trabalhos realizados em humanos. É crescente, também , o número de profissionais que indicam este tipo de terapia.

Através destas técnicas é possivel montar programas de reabilitação com a finalidade de previnir certas doenças ou reabilitar pacientes com dificuldades de movimentação como por exemplo, artrose, displasia ou animais em pós-operatório de  fraturas.  Ou até mesmo em indicação pós-operatória:
  • Alterações articulares (artrose e artrite)
  • Doença do disco intervertebral (hérnia de disco)
  • Neuropatias periféricas e centrais (doenças do sistema nervoso)
  • Discoespondilose (bico de papagaio)
  • Lesões músculo/tendíneas (contusões, inflamações e distensões)
  • Eliminação e controle de dor aguda ou crônica
  • Displasia coxofemoral

Para a fisioterapia de animais são usados diversos métodos como a acupuntura que estimula determinados pontos pré-estabelecidos, promovendo diversas reações no organismo como eliminação da dor, reabilitação motora, normalização do sistema de defesa, das funções orgânicas e do sistema hormonal e também a regeneração.

Há também a esteira aquática ou seca que é usada em cães para aumentar a coordenação, força e equilíbrio. Ainda existem exercícios físicos que também fazem parte do processo de reabilitação que tem o objetivo de melhorar a flexibilidade das articulações e também reeducar o animal a andar.

Há também a massagem terapêutica, conhecida como massoterapia, que promove a estimulação da circulação local, controle de estresse e ansiedade, promove o relaxamento, reduz a dor e as contrações musculares.

Há a eletroterapia que consiste na aplicação de uma corrente elétrica de baixo nível que faz uma contração muscular, prevenindo a atrofia muscular pós-cirúrgica e pós-trauma, trabalhando os grupos musculares inutilizados.

O ultrassom terapêutico é usado na reabilitação, estimula a circulação e a formação de novos vasos, tendo ação antiinflamatória, cicatrizante e diminui a dor, sendo indicada em casos de traumatologia e reumatologia. Há ainda outros métodos fisioterápicos como o calor superficial, quiroprática animal, banhos terapêuticos e crioterapia, os quais contribuem para melhorar a qualidade de vida do animal.

É importante ressaltar que o fisioterapeuta humano não pode trabalhar na área da fisioterapia animal, pois o mesmo não possui conhecimentos profundos sobre a fisiologia, anatomia e o comportamento dos animais, por isso, procurem um veterinário especializado na área para cuidar de seus animais.


                                                                                   By: Catherine Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário