segunda-feira, 21 de março de 2011

Agility

A prática do agility começou em 1978, numa demonstração durante os intervalos do show canino de crufts na Inglaterra. A demonstração fez tanto sucesso com o público que começou a ser praticada independentemente.

Agility é um esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor. As regras iniciais foram baseadas no hipismo. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando assim o agility uma prova de habilidade, onde a velocidade é critério decisivo de desempate.

O condutor deve conduzir seu cão apenas usando gestos e comandos verbais, porém o cão nunca poderá ser tocado com as mãos de forma voluntária, tão pouco pode ser estimulado com brinquedos ou comida. Existem mais uma série de regras para o agility, sendo que algumas são desclassificatórias como por exemplo abordar o obstáculo errado.

As provas são divididas em três categorias de acordo com o tamanho para que seja possível redimensionar os obstáculos de acordo com o porte do cão.

Categoria S (small): Para cães pequenos com até 35cm na cernelha
Categoria M (medium): Para cães de tamanho médio, medindo de 35cm até 43cm na cernelha.
Categoria L (Large): para cães de grande porte medindo acima de 43 cm na cernelha.

Na categoria “S”, poodles, papillons, cães vira-latas e as vezes pastores de Shetland menores que o padrão se destacam nesta categoria. Na categoria “M”, pastores de Shetland, border collies menores que o padrão se sobressaem, já na categoria “L” os border collies são as estrelas do show. A grande aptidão desta raça para este tipo de modalidade esportiva gerou um interesse por parte de criadores americanos em selecionar uma variedade pequena de border collie que pudesse competir também nas outras categorias.

Os obstáculos permitidos nas provas são:
Saltos (Simples ou duplo)
Viaduto ou muro
Mesa
Passarela
Gangorra
Rampa A
Slalom
Túnel Aberto
Túnel Fechado
Pneu
Salto em distância

O agility é um esporte de impacto, e não deve ser praticado por cães de raças de crescimento muito rápido como o dogue alemão antes que estejam completamente desenvolvidos ou isto pode acarretar em problemas nas articulações.

O Agility no Brasil é regulamentado pela Comissão Brasileira de Agility ligada diretamente a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Através desta instituição o Brasil todo o ano compete no Campeonato Mundial de Agility, no qual já foi Campeão Mundial em 2002 e 2008 por equipes na categoria Standard e em 2008 por equipes na categoria Mini.




                                                                                             By: Norton Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário