sábado, 14 de maio de 2011

Tartaruga gigante é encontrada na praia da Pedra do Sal (PI)



            Por volta das 4h da madrugada desta sexta-feira (13, uma tartaruga gigante foi flagrada em processo de desova na praia da Pedra do Sal, em frente a área de praia da Usina Eólica, em Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, o animal não possuía nenhuma marcação em anilhas, isso significa que ainda não foi monitorada por nenhum trabalho voltado para esta espécie. A tartaruga mede 1,60m de comprimento e 2,40m de largura.
             “Essa espécie pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar de 500 a 900 kg”, revela a coordenadora técnica do projeto Werlanne Santana. O biólogo Mário Neto ressalta que o Projeto Tartarugas do Delta monitora desde 2007 o período reprodutivo de tartarugas marinhas nesta área, entre os meses de dezembro a julho.
A desova de tartaruga de couro
            Dentre todas as espécies de tartaruga marinha, a tartaruga gigante-de-couro (Dermochelys coriacea) apresenta grande distribuição geográfica, porém as suas desovas são restritas às áreas tropicais e subtropicais. No Brasil, o Estado do Espírito Santo é o único local em que ocorrem desovas anuais regulares, sendo observadas desovas aleatórias em outros trechos do litoral brasileiro.
            Entretanto, ao longo do trabalho, realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, pertecente a ONG – Comissão Ilha Ativa que tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a partir de 2007, confirma-se a presença da tartaruga de couro em todas as temporadas reprodutivas, sendo esta, a espécie mais ameaçada de extinção no Brasil.

                                                                     Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário